domingo, 20 de março de 2011

Analgesia preemptiva.

Hoje queria compartilhar com vocês um tema moderno e foco de várias discussões: a analgesia preemptiva.
Como visto na aula ministrada pela Prof. Dra. Daniella da disciplina de terapêutica da FOP-UPE, prevenir o desenvolvimento de sensibilização central seria melhor do que tratar a dor já estabelecida e esse é, justamente, o preceito da analgesia preemptiva.
Nesse artigo publicado em 2010 pelo Dr. Fábio Andrey é feito um estudo piloto para avaliar a eficácia da analgesia preemptiva e de um medicamento (CodatenTM) em relação a outro (Nimesulida) de uso mais corriqueiro, após cirurgia para exodontia de terceiros molares inferiores bilaterais.

RESUMO

Objetivo: Esse estudo piloto avaliou a eficácia da analgesia preemptiva do CodatenTM 100 mg em comparação a nimesulida 100 mg, em cirurgias de terceiros molares inferiores bilaterais. Metodologia: A amostra foi composta por 08 pacientes, que necessitavam realizar exodontias de terceiros molares inferiores, em ambos os lados, em posições homólogas, de modo que fizeram parte de dois conjuntos-amostras: um teste com CodatenTM 100 mg e outro controle com a nimesulida 100 mg, uma hora antes da cirurgia. A avaliação pós-operatória imediatamente após a cirurgia e nos três dias de pós-operatório foi realizada através da Escala Visual Analógica (EVA). Resultados: As médias de dor foram correspondentemente mais elevadas no grupo que administrou o CodatenTM nas primeiras 05 horas de pós-operatório. Nos 03 dias seguintes de pós-operatório, as médias de dor foram mais elevadas no grupo controle, entretanto sem resultados estatisticamente significantes. Conclusões: Na análise do pós-operatório imediato, ambas as medicações foram eficazes no combate da dor pós-operatória, sinalizando o efeito analgésico preemptivo. Nenhum dos pacientes apresentou reações adversas às medicações utilizadas nesta pesquisa.  
Descritores: Terceiro Molar, Analgesia, Dor

Vale ressaltar que mais uma vez o artigo foi encontrado na Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial (Brazilian Journal of Oral and Maxillofacial Surgery).

http://www.revistacirurgiabmf.com/
 

Link para o artigo completo:
http://www.revistacirurgiabmf.com/2010/V10n4/9.pdf

Atenciosamente,
Thiago Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário