domingo, 9 de outubro de 2011

Cirurgia da Articulação Temporomandibular

Galera, esse artigo faz uma revisão de literatura sobre as diversas técnicas cirúrgicas empregadas na disfunção da articulação temporomandibular. Esse estudo foi publicado este ano e mostra que o sucesso terapêutico está baseado em um correto diagnóstico, na experiência do profissional e na técnica cirúrgica empregada. Fiz esses três posts para evidenciar a importância desse tripé: diagnóstico, modalidade de tratamento e etiologia no entendimento das desordens da articulação temporomandibular.
Angélica Lopes

Diagnóstico das Desordens Temporomandibulares

Pessoal, já neste outro post trago um artigo que faz uma revisão de literatura sobre uma técnica específica de diagnóstico para as Desordens Temporomandibulares, atráves dos índices Helkimo e Craniomandibular, constituindo numa alternativa para facilitar o diagnóstico e instituir o melhor tratamento para o paciente.
Angélica Lopes

Análise do Perfil Demográfico das disfunções temporomandibulares

Galera, primeiramente trago um artigo que aborda o perfil demográfico dos pacientes atendidos no Centro de Controle da Dor Orofacial da Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Esse trabalho foi desenvolvido na FOP, pelos professores da casa e publicado em 2007. Sendo um estudo descritivo, as variavéis analisadas concorrem para explicitar a importância das mesmas para o entendimento da dor apresentada pelos pacientes e numa abordagem eficiente de um plano de tratamento que permita a adesão por parte do paciente. É um estudo que está sendo atualizado e mais amplamente abordado por alguns membros de nossa Liga.
Angélica Lopes